Topo
notícias Notícias
23/02/2016

O que acontece quando estalamos os dedos?

Compartilhe isto:

 

O que acontece quando estalamos os dedos?

Foto: divulgação

Certamente você conhece alguém que tem o hábito de estalar os dedos, ou até mesmo o pescoço ou outras articulações, popularmente chamadas ‘juntas’, e pode ter ficado curioso em saber por que acontece o barulho, e se isto é prejudicial ou não.

Quem tem esta mania, muitas vezes o faz sem ao menos perceber, do mesmo modo que o hábito de roer unhas. Outras pessoas involuntariamente estalam suas articulações por exemplo ao agachar ou estender o braço para pegar algo.

Recentemente uma pesquisa realizada na Universidade de Alberta, no Canadá, pelo médico Gregory Kawchuk, veio esclarecer o que ocorre quando estalamos alguma junta. Ele conseguiu fotografar e filmar com um equipamento de ressonância magnética o movimento que os ossos dos dedos fazem ao estalar.

Sua equipe utilizou um cabo para puxar o dedo de um voluntário ao mesmo tempo em que fotografava e filmava o movimento das juntas. Posteriormente ao estudo, as fotos e o vídeo foram publicados pela revista científica americana “New Scientist”.

As articulações possuem um mínimo espaço entre elas, e são banhadas pelo líquido sinovial, que nutre e protege as juntas e também as mantém unidas por uma força de ‘visco atração’. Quando, ao estalar, as articulações são gradualmente puxadas e separadas, ocorre o aumento gradual do espaço entre elas, e esta força de separação ultrapassa a capacidade de visco atração.

Isto faz com que gazes sejam liberados rapidamente do líquido sinovial para dentro da articulação formando uma “bolha” e gerando o barulho do estalo. Posteriormente ao estalo, a junta volta gradualmente ao normal e este gás é reabsorvido pelo líquido sinovial. Estes eventos são chamados de tribonucleação.

Apesar de elucidar realmente o que ocorre dentro das juntas antes, durante e após o estalar, ainda faltam pesquisas conclusivas que demonstrem se este hábito é ou não prejudicial à saúde das articulações.

A tendência atual aponta que não ocorrem prejuízos, porém mais dados ainda são necessários. Fica a dúvida, e assim que novas conclusões surgirem, publicaremos no Blog Mais Saúde.

O estalar de algumas articulações, como a ATM (articulação temporo mandibular ou mandíbula), ou dos joelhos, principalmente se acompanhadas por dor ou desconforto podem indicar outros tipos de problema e devem ser avaliada por um especialista.

Regras gerais para manter a saúde das articulações são aquelas mesmas para uma vida saudável: prática regular e orientada de exercícios, alimentação saudável, e manter o peso para não sobrecarregar as juntas.

Fonte: http://blogs.atribuna.com.br/maissaude/2015/07/o-que-acontece-quando-estalamos-os-dedos/

rodapé