Topo
notícias Notícias
29/02/2016

Fundacentro e CONTAG buscam parceria para reduzir os acidentes de trabalho

Compartilhe isto:

 

Acidente de Trabalho
Divulgação

Intuito é atuar na prevenção de acidentes no cultivo do abacaxi com agentes perfurantes

A convite da pesquisadora Maria Cristina Gonzaga do Serviço de Ergonomia da Fundacentro, esteve no CTN, na tarde de 23, a assessora da Secretaria de Assalariados da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Pollyana do Carmo.

A vinda da assessora teve como principal objetivo, conhecer os trabalhos conduzidos pela Fundacentro, especialmente os voltados para o cultivo do abacaxi.

A pesquisadora da Fundacentro, responsável pela condução de ações técnicas no cultivo do abacaxi e coordenadora de estudos envolvendo serpentes peçonhentas, explanou sobre a baixa qualidade dos equipamentos de proteção individual, que deveriam proteger os trabalhadores de picadas e mordidas de peçonhentos. Gonzaga explica que muitos equipamentos geram desconforto ao trabalhador e que há a necessidade de se repensar a qualidade dos mesmos. “Muitos equipamentos não resistiram aos testes realizados e eles devem ser testados em campo junto aos trabalhadores para que possamos avaliar se não prejudicam a execução do trabalho”, destaca Gonzaga.

Das pesquisas conduzidas por Maria Cristina Gonzaga da Fundacentro no cultivo do abacaxi e ataques de serpentes peçonhentas, destacam-se: Análise Coletiva do Trabalho Executado no Cultivo do Abacaxi no Município de Guaraçaí – São Paulo, 2013; Avaliação das tarefas no cultivo do abacaxi e os equipamentos de proteção individual, 2014; Equipamentos de proteção individual testados através de ataque real de serpentes peçonhentas, 2016.

Para a assessora da CONTAG, a questão apresentada pela pesquisadora da Fundacentro será levada ao conhecimento do Secretário de Assalariados para que ações possam ser tomadas. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para auxiliar os trabalhadores da área rural”, ressalta.

A Contag conta com 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e mais de 4.000 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados, de acordo com informações disponíveis no site oficial da Confederação.

A Assessora da CONTAG foi recebida pelo Presidente Substituto, Josué Amador, Arline Arcuri, Assessora da diretoria Técnica e Maria Teresa Ciccarelli, Assessora da Presidência.

rodapé